Contribuições da análise do comportamento para a Educação a Distância : uma análise de publicações



Trabalho

Ano: 2016

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Giolo, Juliana Cristina de Carvalho

Orientador: Pereira, Maria Eliza Mazzilli


Assunto: Analise do comportamento,Educacao a Distancia,EaD,Analise de publicacoes,Behavior analysis,Distance education,Education,EaD,Publications analysis


Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar as produções sobre Análise do Comportamento e educação a distância em periódicos nacionais e internacionais. Foi realizada uma busca de artigos, por meio de palavras de busca previamente selecionadas, no site www.psycinfo.com.br. Com base nos artigos selecionados, foram identificados periódicos com publicações sobre educação a distância, e estes foram procurados no site da CAPES (http://www.capes.gov.br/), a fim de que uma segunda busca de artigos pudesse ser realizada, por meio das palavras de busca, diretamente no site de cada periódico. Todos os artigos assim localizados a partir das palavras de busca foram submetidos a uma triagem, com base na leitura dos seus resumos, utilizando-se como critérios: que os estudos fossem em Análise do Comportamento (que fizessem referência a conceitos da área ou cujos autores fossem conhecidos analistas do comportamento) e que respeitassem as características de ensino a distância, apresentadas no decreto nº 5.622, no artigo 1º, que são: 1) modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, e 2) estudantes e professores desenvolvem atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Dos 717 artigos encontrados, 40 foram selecionados como de Análise do Comportamento e educação a distância e foram categorizados conforme variáveis e categorias de análise previamente definidas. Os resultados mostram que o computador foi a tecnologia mais utilizada a partir da década de 1990, sendo a maioria dos participantes dos trabalhos de nível superior. Em relação aos comportamentos alvo, a maior parte dos estudos voltou-se a habilidades acadêmicas, e o procedimento de ensino mais usado foi o CAPSI (Computer Aided Personalized System of Instruction). A maioria dos estudos foi categorizada como parcialmente a distância e tratou do ensino formal. De modo geral, conclui-se que o número de artigos sobre educação a distância e Análise do Comportamento ainda é muito pequeno em comparação com o número de artigos publicados nos 25 periódicos analisados,


Abstract: This study aimed to investigate the productions of Behavior Analysis and distance education in national and international journals. A search for articles was carried out by search words previously selected in www.psycinfo.com.br site. Based on selected articles were identified periodicals with publications on distance education and these were sought on the CAPES website (http://www.capes.gov.br/), so that a second search of articles could be held through the search words directly on the site of each journal. All items well located from the search words were subjected to screening, based on reading the abstracts, using as criteria: the studies were in Behavior Analysis (which made reference to concepts of the area or whose authors were known behavior analysts) and to respect the school features a distance education, presented in Decree No. 5622, in Article 1, which are: 1) educational modality in which the didactic and pedagogical mediation in the processes of teaching and learning takes place using media and information and communication technologies, and 2) students and teachers develop educational activities in different places or times. Of the 717 articles found, 40 were selected as Behavior Analysis and distance education and were categorized as variables and predefined categories of analysis. The results show that the computer was the most used technology from the 1990s, most of the participants of higher level jobs. Regarding the target behavior, most studies returned to academic skills, and the most widely used teaching procedure was CAPSI (Computer Aided Instruction Personalized Systemof). Most studies were categorized as partially the distance and dealt with the formal education. Overall, it is concluded that the number of articles on distance education and Behavior Analysis is still very small compared to the number of articles published in 25 journals analyzed


Referência: Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016-03-18

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